Buscar
  • The Floxo's Nest

PT - Lusófona vai criar a primeira Universidade Europeia de Cinema e Med

O Departamento de Cinema e Artes dos Media da Universidade Lusófona vai liderar um consórcio de quatro instituições e vários parceiros associados, selecionadas no âmbito do programa europeu "Universidades Europeias" para criar a primeira Universidade Europeia na área de Cinema e Media. Esta é a primeira vez que uma universidade portuguesa lidera um dos consórcios vencedores deste recente programa da União Europeia onde já participam outras IES Portuguesas, mas até hoje nunca como líderes de consórcios.


O programa "Universidade Europeias" é atualmente um dos mais emblemáticos programas da União Europeia e é promovido pela Comissão Europeia com a ambição de construir um espaço europeu de educação, que permita aos estudantes obter um grau académico através de estudos realizados em várias universidades europeias. O programa pretende contribuir para a competitividade internacional das universidades europeias e posicionar a Europa como um líder em diferentes áreas do saber e da educação.


A Universidade Lusófona candidatou-se com o projeto FILMEU - The European University for Film and Media Arts, um projeto que junta quatro Escolas de cinema e media que conseguiram criar uma formação flexível, inovadora, e internacional. Além da Lusófona, o projeto envolve a LUCA School of Arts, em Bruxelas, na Bélgica; a SZFE - Universidade de Teatro e Cinema, de Budapeste, na Hungria e o Dún Laoghaire Institute of Art Design and Technology, localizado em Dublin, na Irlanda.


A escolha desta candidatura, num total de 24 projetos aprovados pela União Europeia, leva mais longe o nome da Universidade Lusófona e terá inegável impacto na sociedade portuguesa, nomeadamente nas indústrias culturais e criativas, projetando uma vez mais o nosso departamento de Cinema e Artes dos Media como uma escola de referência a nível nacional e internacional.



Fonte: www.ulusofona.pt

0 visualização